Já falei por aqui da minha paixão pelas sopas. Acho que depois do vinho, da lareira e do pinhão assado na chapa do fogão a lenha, sopa é o que mais combina com o inverno. Um prato de sopa aquece o corpo, o coração e a alma.
Adoro descobrir velhas receitas e também inventar novas. Uma das velhas que eu muito gosto é o caldo verde: receita portuguesa com batatas e couve.
Ingredientes
500 g de batata
1 cebola
2 dentes de alho.
200g linguiça portuguesa
Couve manteiga
Salsinha
Sal
Pimenta moída na hora
Opcional: pequeno pedaço de costelinha defumada.
Preparo
Em uma panela com água coloque as batatas descascadas, a cebola descascada e os dois dentes de alhos amassados com as costas da faca. Caso você opte pelo uso da costelinha, coloque para cozinhar junto, mas lembre que é um pequeno pedaço, só para dar o gostinho de fumaça. Cozinhe até a batata ficar macia. Retire o alho (e a costelinha). Coloque a cebola e a batata no liquidificador, dois ramos de salsinha com os talos e a água da fervura suficiente para transformar em um caldo grosso. Bata até que a salsinha esteja bem dissolvida ao caldo, conferindo um cor "verdinha".
Coloque o caldo em um panela, adicione a linguiça cortada em fatias, deixando voltar a ferver e deixe cozinhar até que a linguiça fique macia, adicione a pimenta e confira o sal.
Corte fora a parte dura dos talos da couve, faça um charuto com as folhas e, com uma faca bem afiada, corte a couve nas fatias mais finas que puder. A couve só deve ser adicionada na hora de servir, e no prato, nunca para cozinhar junto com a sopa, pois vai perder a crocância e ficar com uma cor escura horrível. O gostoso é a diferença de sabor e textura entre o caldo e a couve.
Sirva com algumas gotas de azeite de oliva extra-virgem. Lembre de fornecer também um guardanapo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário