quinta-feira, 5 de março de 2009

Cerveja Schmitt Barley Wine

A cervejaria Schmitt, localizada em Porto Alegre, vem a mais de 20 anos produzindo cervejas artesanais de qualidade. Tudo começou com o esforço de Gustavo Dal Ri, sócio da cervejaria que, começou a produzir cervejas a partir de uma receita exclusiva de uma vizinha descendente de alemães. Tomou tanto gosto pela coisa que se formou Eng. Químico e depois mestre-cervejeiro nos Estados Unidos.
No ano passado eu havia comprado uma cerveja produzida pela Schmitt do tipo Barley Wine. É chamada de Barley Wine (vinho de cevada), pois pela adição de muito mais malte que o normal, chega a ter percentual de álcool de 8 a 12%, ou seja, forte como o vinho. Como tem um grande percentual alcoólico, pode ser guardada por longo tempo, até cinco anos mais ou menos e, como vinho, melhora com o passar das primaveras. A minha já estava guardada havia mais de um ano, até que minha esposa me convenceu a tomar ("vai que estraga...?").
Tudo nela é diferente das nossas cervejas, a começar pela quantidade de 8,5% de álcool. A fermentação ocorre dentro da própria garrafa, que por sinal é de espumante, com a forma esguia e vidro muito grosso, para aguentar a pressão. No copo, tem uma cor meio turva e faz uma linda e duradoura espuma. No nariz o cheiro de fermentado e frutas. Na boca chega a lembrar um pouco de cereja (!!??), levemente amarga e aveludada, apesar da quantidade de álcool. Perfeita.
Na minha opinião, a melhor cerveja nacional que eu já tomei até hoje.

Um comentário:

Unknown disse...

Concordo com tudo que vc disse. Mas, tem um porém: até sabado dia 27/06/09 era a melhor cerveja nacional que havia tomado. Eis que nesse dia, conheço um engº agronomo, cervejeiro artesanal aqui do Paraná, que me apresentou sua ultima leva: uma extreme IPA.
A De Bora Bier Extreme carrega 11,5% de alcool, uma porrada, mas a cerveja é um creme. Parafraseando um amigo meu: "da para colocar em uma receita de um bolo".
Enfim, fica aqui meu registro e torço para que vc tambem a conheça, pois é uma cerveja sensacional.
Em tempo: o nome do produtor dessa preciosidade é o Edygil Pupo.
saudações
Carlos Henrique