Quem acompanha meu blog tem observado que eu tenho um certa tendência por vinhos nacionais, foram várias citações de vinhos e produtores do Brasil. Não é ufanismo, mas é porque os vinhos nacionais melhoram muito e na faixa de até R$ 30,00 são imbatíveis, em geral, melhores que qualquer argentino ou chileno.
Já comentei em outro post sobre a produção de vinhos a partir de castas de origem portuguesas pela Miolo, e com ótimos resultados! Hoje vou falar sobre a Dal Pizol que também produz um com a Touriga Nacional, uva símbolo da região do rio Douro, empregada em vinhos do porto e vinhos tintos do Douro. Segundo palavras do produtor "Dal Pizzol Vinhos Finos decidiu, humildemente, associar-se às homenagens e comemorações dos 200 Anos da chegada ao Brasil do Imperador D. João VI e sua corte".
O Dal Pizol Touriga Nacional se mostrou um tinto muto bom, de corpo médio e taninos tranquilos e, muito, mas muito aromático, aliás aromático até demais, principalmente aromas florais de lírios, que de tão intensos, chegaram a incomodar e atrapalhar o vinho. Quero experimentar novamente antes de emitir uma opinião final.
Vinho: Dal Pizol
Casta(s): Touriga Nacional
Safra: 2007
Produtor: Dal Pizol
Região: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Valor: R$ 25,00
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário