segunda-feira, 30 de março de 2009

Bacalhau

Para os católicos, sexta-feira santa é dia de penitência, onde o consumo de carnes vermelhas está proibida, assim, faz-se o sacrifício de comer bacalhau. O costume português que por aqui aportou ganhou muitos adeptos e tornou o Brasil o maior consumidor mundial desta iguaria. Nesta época do ano o consumo se acentua e todos os mercados e lojas do gênero vendem este peixe salgado. Mas nem tudo é bacalhau.

O verdadeiro bacalhau é feito de um peixe proveniente do mar da Noruega, o Cod morthua, e é conhecido por aqui como o bacalhau do porto imperial, tem postas largas e desfaz-se em lascas quando hidratado. Porém bacalhau é feito de outros 4 peixes, que podem ser classificados em ordem de qualidade: Cod macrocephelus, Saithe, Ling e Zarbo. O Cod macrocephelus, ou bacalhau do pacífico, pela semelhança, é vendido como bacalhau do porto. Não é fácil diferenciar um do outro: uma das formas é observando bem o rabo e as barbatanas, se tiverem uma espécie de bordado branco nas extremidades, é Macrocephalus. Outra forma é pela coloração: o Macrocephalus é um peixe bem mais claro, quase branco, que o Legítimo Porto. Segue abaixo imagens dos tipos de peixes e bacalhau.


Tipo <span class=
Peixe <span class=



Tipo <span class=
Peixe <span class=


Tipo <span class=
Peixe <span class=


Tipo <span class=
Peixe <span class=

Imagens: O Mundo do Bacalhau (http://www.bacalhau.com.br/) e Mathias Bjørge AS (http://www.mathias-bjorge.no/index2.htm)

Todas as informações aqui contidas tem por objetivo auxiliar na compra do bacalhau, pois é um produto caro e, talvez ajude a não comprar gato por lebre.

Na sequencia colocarei mais informações sobre bacalhau: quanto comprar, como desalgar, receitas e, claro, vinhos para acompanhar.

Nenhum comentário: